quinta-feira, 14 de maio de 2009

TROFÉU "ANA DIAS - CURIÓ DO SÉCULO"






Idealizado e criado pelo saudoso Sr. Water Moretti (Jundiaí/SP), juntamente com a artista plástica e escultora Semiramis Mojola, em homenagem ao Curió Ana Dias (falecido em 22.04.1987, aos 32 anos de vida), iniciou-se a entrega deste importante "Oscar" dos curiozeiros em 1987 a todos os Campeões Brasileiros da Categoria Praia Grande Clássico Com Repetição pela FEBRAPS, a principal categoria do canto de curió praia grande.



Todos os anos, desde então, temos tido um ou até dois campeões na mesma temporada, com a respectiva entrega desse bonito troféu que se vê na foto com este autor, registrando essa cumulatividade em 1987 por meio dos Curiós Fumaça (Benedito Morato do Amaral - Sorocaba/SP) e Águia Negra (Severiano Gonçalves - São Paulo/SP), e 2003 com os Curiós Big Brother e Valente, ambos do curiozeiro João Batista Fourlani Neto - São Paulo/SP.


Foram bicampeões o Curió Big Brother (2002/2003) e o Curió Jubileu de Prata (João Batista Fourlani Neto - São Paulo/SP).


Foram tricampeões o Curió Estrela de Prata (1988-1990 - Manoel dos Santos Filho - São Paulo/SP), e o Curió Alvorada (1991 - Juvêncio Pedro Dias - Bauru/SP e 1992-1993 José Antonio Carneiro de Souza Filho - Taubaté/SP).


Registramos que o Sr. João Batista Fourlani é o único Pentacampeão com os Curiós Jubileu de Prata (1995/96), Big Brother (2002/03) e Valente (2003), fazendo jus ao recebimento dos troféus pertinentes.


O saudoso e inigualável Curió Cyborg (Roberto Rivelino - São Paulo/SP) foi o Campeão Brasileiro em 2001, levando para casa esse importante troféu.


Fora esses acima citados, foram também campeões com direito a esse importante troféu os Curiós Curumim do Vale (1994 - Luiz Carlos Lesen Escalante - O Lua - São Paulo/SP); Pavaroti (1997 - Renato Rossi - São Paulo/SP); Estrela da Serra (1998 - Antonio Pereira da Silva - Botucatu/SP); Santa Maria (1999 - Paulo R. Milian Martins - S.J.Rio Preto/SP); Dominique (2000 - Francisco Parmigiano - São Paulo/SP); Cabeça Branca (2004 - Luiz Sérgio da Silva - Marília/SP); Viola Neto (2005 - Afonso Carlos Neves - Barretos/SP); Lual do Vale (2006 - Luiz Carlos Lesen Escalante - São Paulo/SP); Menino Prodígio (2007 - José Roberto Moretti - Jaboticabal/SP) e, quebrando a hegemonia dos curiozeiros de São Paulo, o Curió Muralha conquistou-o na última temporada (2008 - Antonio José F. de S. Pêcego - Uberlândia/MG, na foto acima).


Se por um lado devemos ao saudoso Sr. Water Moretti a idéia da criação desse importante troféu, por outro também devemos a ele a transferência dos direitos autorais do Canto do Curió Ana Dias ao Sr. Olívio Nishiura que, com dedicação e lealdade, tem dado continuidade a essa significativa premiação, perpetuação e aprimoramento do canto de curió praia grande clássico, por meio da produção de milhares de discos de vinil, fitas e CDs.


Bibliografia: SILVA. Antonio Pereira, Passarinheiros & Cia. Ano VII - nº 49 - mar/abr 2008, pp.64-5

13 comentários:

  1. Grande Pecego, meus parabéns aos dois, criador e criatura, nada mais justo do que premiar os melhores dos melhores, com certeza já estamos esperando o início dos Torneios pra vermos qual pássaro sairá de sua cartola. De antemão já sabemos que pardo ou preto irá sempre disputar os primeiros lugares.
    um abraço
    HERBERT LOPES / MAnaus/Am

    ResponderExcluir
  2. Grande Herbert, obrigado meu amigo por suas elogiosas palavras. Oxalá assim sempre será !
    Forte abraço e sucesso !!!

    ResponderExcluir
  3. senhor antonio gostaria de saber se o senor vende filhote do muralha e por quanto moro no rio de janeiro. meu email e ricardoxpc@yahoo.com.br estou muito satisfeito com o que vi gostaria muito de comprar meu primeiro curioque seja filho do campeão dos campeões. desde ja agradeço a atenção meus parabens pelo curio e lindo

    ResponderExcluir
  4. Mumu, o Muralha nunca galou na sua jovialidade, pois tem apenas dois anos de idade, sendo que desde o último mês de agosto está com outro proprietário. Muito obrigado e sucesso !

    ResponderExcluir
  5. sr antonio jose pêcego, gostaria muito de saber com que cd o curió muralha aprendeu cantar, e como foi seu procedimento.
    desde de ja agradeço, e parabenizo por tudo oque você conquistou.

    ResponderExcluir
  6. Olá Anônimo, o Muralha foi encartado no antigo Selo Ouro Master, tendo depois de preto, lá pela metade da temporada de torneios, entrado no Prata F/H que é tocado até os dias atuais. Obrigado e abraços !

    ResponderExcluir
  7. elson perugnta para sr Antonio Jose Pêcego,tem um curio,que ele corta duas notas do canto classico,ele dá ás três notas de ligação da o quim quim e entra direto no samarita.oque eu posso fazer para tentar corrigir.?eu uso alto falante de 8 homes e dez what? uso aparelho com time? uso CD Ana Dias selo azul? esse curio veio do cativeiro do braz,eu tenho outro tipo de alto falante de 8 homes e 5 what , tem de papelão e de cilicone,não sei qual é o melhor? e se isso imflue ou se e o CD que eu uso,por que lá no criadouro do braz ele usa o alegrete, eu tenho todos eles. meu curio, é um passaro repetidor ele foi campeão na temporada de 2010 estadual e carioca (canto livre), ele já tem uns dois anos,se o senhor puder me dar alguma dica para concertar o canto eu fico muito Agradeçido.! "eu sou apaixonado por canto PGC".!des de já obrigtado e um abrabraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Elson,

    Bom, vou falar pelo que vc descreve, já que não sei o que ele até hoje ouviu fora e dentro de casa, a não ser o CD que vc menciona. Olha, pelo que descreve, ele deve estar preto. De cara, voltaria para o CD Vermelho que o criador vetorizou o filhote. Qualquer parecer mais conclusivo, só com vc filmando ou gravando ele cantando e mandar para o meu e-mail particular antoniopecego@hotmail.com .

    O deixe em local isolado, sem ouvir qualquer outro curió, nem mesmo de longe.

    Abraços,

    APêcego

    ResponderExcluir
  9. sr Antonio José Pêcego,tem um curio que fica izolado no quarto que fica ouvindo o CD,tocando 30m com intevalo de 30m, o auto falante que eu uso e de silicone=8homes e 5 what,esse auto falante e boom ou o Srº me indicaria outro tipo de auto falante com outra potência?se o Srº achar melhor eu trocar o auto falante especifica certinho o tipo de auto falante e a potência dele,é que eu vou comprar. !
    você também poderia me endicar o melhor CD para o curio repetidor?!
    mt Obrigado e um abraço.!"te adimiro mt por suas dicas.:)"

    ResponderExcluir
  10. EM BREVE ESTAREI MOSTRANDO UM CAMPIÃO DE BRASILIA OK FICA NA PAZ ESSE CURIO MURALHA É DE MAS

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!!!
    Parabéns pelo site!!! Cheio de informações, dicas e curiosidades!!!
    Gostaria de pedir uma retificação. Meu nome é Luís Moretti (Jundiaí / SP),
    neto do Srº Water Moretti, último proprietário do curió Ana Dias. Estou entrando em contato para pedir que altere o nome de meu avô para WATER, sem a letra "L", pois assim é o correto. Já entrei em contato com outros sites, inclusive com o Srº Olivio, que possui hoje o domínio do site Ana Dias. Obrigado pela atenção!!! Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Olá Luis,

    Muito obrigado pela importante retificação solicitada que já foi atendida no texto.

    Abraços,

    Antonio Pêcego

    ResponderExcluir
  13. Bom dia meu,meu nome cleber rocha do rio de janeiro na pagina do feceebok pedir ão senhor Antônio José Pêcego se ele poderia mandar atraves do meu e-mail rocha_cleber@yahoo.com.br ou pelo meu próprio feccebok,como ele adeministra em seu plantel quando os filhotes nasce como é seu encarte para seus filhotes se ele pode passar para que eu possa estar ensinano aqui no rio os meus filhotes no canto praia classico,desde o começo até o final fico-lhe muito grato desde já cleber rocha rio de janeiro

    ResponderExcluir